terça-feira, 17 de julho de 2007

Evoluiu ou evoluirá?


O São Paulo não perde há seis partidas e tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro com apenas três gols sofridos. Mas foi às redes adversárias apenas em nove oportunidades nos onze jogos realizados até aqui.

Tais números são conflitantes.

No entanto, o time treinado por Muricy Ramalho parece estar se reencontrando. Após os fracassos no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores, o Tricolor passou por momentos turbulentos e teve um início inconstante no Brasileirão. Muricy prometeu acertar a defesa e depois o ataque. A primeira promessa foi cumprida – e brilhantemente, diga-se, vide a marca do sistema defensivo sãopaulino no certame nacional.

O ataque ainda necessita de ajustes, apesar da aparente melhora, uma vez que o São Paulo tem finalizado bastante nas partidas que faz e as críticas da imprensa sobre o jejum de gols dos atacantes tricolores cessaram: do jogo contra o Vasco (6ª rodada) até o clássico contra o Corinthians (11ª rodada) os homens de frente do time do Morumbi foram os responsáveis por cinco dos seis tentos anotados neste intervalo de jogos (o goleiro Rogério Ceni fez um gol, de pênalti, contra o Internacional no Morumbi).

É inevitável que se pergunte, nesse momento de recuperação do Tricolor, se o time continuará ascendendo ou se chegou ao seu limite.

A verdade é que o treinador do São Paulo, Muricy Ramalho, é trabalhador e como um bom aprendiz do Mestre Telê Santana costuma treinar fundamentos, inclusive finalização.

Falta ao São Paulo, portanto, colocar a bola na rede, pois é uma equipe que cria diversas oportunidades. Falta também um pouco de genialidade e qualidade no meio-de-campo sãopaulino, como foi o lapso de Souza no lançamento para o gol de Dagoberto no clássico contra o Corinthians. O Tricolor não pode depender apenas de bolas paradas, bicões ou rebotes. Precisa armar, articular jogadas.

Souza pode não ser o jogador ideal para ser incumbido desta responsabilidade, mas hoje, no elenco tricolor, é o que tem mais recursos técnicos para suprir essa deficiência. Basta recuperar o bom futebol apresentado no ano passado que a possibilidade do São Paulo continuar evoluindo é bastante considerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário