terça-feira, 18 de dezembro de 2007

2008: um ano de intensas disputas


O ano de 2008 não começou, mas no que diz respeito às notícias relacionadas ao futebol o caldeirão já está fervendo e há a promessa de embates interessantes e cativantes.

As equipes brasileiras classificadas à Libertadores começam a se movimentar, com destaques para São Paulo, Fluminense e Flamengo. O Tricolor Paulista já contratou o ala Joílson e o zagueiro Juninho, ambos do Botafogo-RJ, e ainda espera mais três ou quatro reforços. O atacante Adriano, da Internazionale de Milão está próximo, assim como o volante Fábio Santos do francês Lyon; surge ainda nomes como o do jovem Diogo, artilheiro da Portuguesa, segundo o repórter Marcelo Lima da Rádio Jovem Pan no programa “Jornal de Esportes”. A favor do São Paulo há ainda a manutenção da base pentacampeã brasileira (até agora só teve o desfalque do zagueiro Breno, vendido na última semana ao Bayern de Munique da Alemanha) e a estabilidade financeira conquistada com a venda de jogadores e com as campanhas de marketing.

No Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense também mantiveram a base de seus elencos e reforçam-nos com nomes interessantes. O zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo e que estava no Dínamo de Kiev da Ucrânia, chegou a Gávea e se juntará ao companheiro de posição Fábio Luciano e a outros bons valores como Íbson, Leonardo Moura, Juan, Souza e Maxi Biancucci, assim como o meio-campista Marinho, ex-Galo Mineiro. Pode ser anunciado nos próximos dias o volante Jonatas, que já passou pelo rubro-negro carioca, e que está no Espanyol de Barcelona.

O Fluminense também não ficou parado e já definiu a chegada do volante Fabinho e vários outros nomes são esperados, como Falcao García, do River Plate e carrasco do Botafogo-RJ na última Copa Sulamericana, Washington, que disputou o Mundial de Clubes pelo japonês Urawa Reds, além de Leandro Amaral e Darío Conca, os dois do Vasco da Gama. Com uma zaga composta por Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger, e ao concluir a definição do impasse jurídico do meio-campista Thiago Neves, o Flu virá com um time forte para conquistar sua primeira Libertadores.

Os outros brasileiros na Libertadores, Santos e Cruzeiro, ainda não se movimentaram no que tange às contratações de atletas e parecem estar um pouco atrás de São Paulo, Flamengo e Fluminense. No entanto, os treinadores das equipes santista e mineira já estão definidos: Emerson Leão volta à Vila Belmiro depois de cinco anos com o sonho de revelar para o Brasil novos diegos, robinhos, elanos e renatos e Adílson Batista tentará conduzir a Raposa a novas conquistas em 2008.

Outros destaques que começam a pintar para o ano que vem são Corinthians e Palmeiras.
O Corinthians, após decretada a queda para a Segunda Divisão em 2008, foi rápido e definiu o treinador para a próxima temporada: Mano Menezes é o nome do novo comandante alvinegro. Em meio a um ano turbulento, com casos de polícia, dívidas, protestos da torcida e a saída de Alberto Dualibi da presidência, o corinthiano pode pensar na volta à Série A em uma equipe que terá alguns destaques do último Brasileirão, como o uruguaio Acosta (ex-Náutico) e o zagueiro Chicão (ex-Figueirense), além de jogadores menos conhecidos pela torcida, como Rafinha, Lima, Suárez e Valença.

No Palestra Itália a principal novidade, assim como no Parque São Jorge, também fica pela troca de treinador. Saiu Caio Júnior e chega Vanderlei Luxemburgo. Após um ano frustrante, em que perdeu a vaga na Libertadores na última rodada, o Palmeiras aposta todas as fichas no consagrado Luxemburgo e na parceria com a empresa de marketing esportivo Traffic que promete injetar no clube R$ 40 milhões para transferência, além de arcar com boa parte da onerosa comissão técnica do novo comandante alviverde.

Com Luxemburgo controlando o futebol palmeirense, há também a espectativa de uma maior força nos bastidores, já que na última temporada não faltaram reclamações de arbitragem, além dos “chapéus” que a diretoria do Palmeiras tomou em alguns episódios envolvendo transferências dejogadores nos últimos anos.

O amante do futebol pode esperar por um 2008 emocionante. Na Libertadores não faltam favoritos e o RPB Blog destaca a volta de Riquelme para o Boca Juniors, além dos três brasileiros que tiveram maior mobilização até agora: São Paulo, Fluminense e Flamengo.

No segundo semestre, com o Brasileirão em andamento, mais disputas que prometem dar o que falar. O Tricolor do Morumbi provavelmente irá defender o seu título e conquistar o inédito tricampeonato, enquanto que um endinheirado Palmeiras procurará sair de um jejum de títulos que já dura quase oito anos, sem falar de Flamengo e Fluminense, terceiro e quarto colocados, respectivamente, no nacional de 2007.

Não se pode esquecer também do Internacional de Porto Alegre, que com Nilmar e Fernandão brigará pela Copa do Brasil juntamente com o outro favorito Palmeiras, que procurará recuperar-se da vexatória campanha no último Campeonato Brasileiro. Santos, Cruzeiro e Grêmio correm por fora.

Para quem acha o futebol brasileiro decadente e pouco emocionante, 2008 está quase aí para desmentir os pessimistas.

Que venha 2008, e espero que venha pintado de vermelho, branco e preto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário