sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Craque Brasileirão 2007


Com a temporada futebolística do Brasil chegando ao seu final, não há como deixar de comentar o badalado prêmio da Confederação Brasileira de Futebol “Craque Brasileirão 2007” que ocorrerá no próximo dia 3, um dia depois da última rodada do certame nacional.

Os comentários ficam restritos àquelas que talvez sejam as escolhas mais polêmicas, sendo as outras consideradas um tanto óbvias. Afinal, como questionar os trabalhos de Muricy Ramalho, Miranda, Hernanes, Richarlyson e Acosta?

A seguir os indicados para cada função e pelos prêmios de revelação, craque e craque da torcida, e logo mais abaixo a opinião deste blogueiro.

Goleiros
Diego Cavallieri - Palmeiras
Felipe - Corinthians
Rogério Ceni - São Paulo

Laterais-direitos
Coelho - Atlético Mineiro
Joílson - Botafogo
Leonardo Moura - Flamengo

Zagueiros - lado direito
Breno - São Paulo
Fábio Luciano - Flamengo
Thiago Silva - Fluminense

Zagueiros - lado esquerdo
Alex Silva - São Paulo
Juninho - Botafogo
Miranda - São Paulo

Laterais-esquerdos
André Santos - Figueirense
Juan - Flamengo
Kleber - Santos

Volante direito
Hernanes - São Paulo
Maldonado - Santos
Pierre - Palmeiras

Volante esquerdo
Martinez - Palmeiras
Richarlyson - São Paulo
Rodrigo Souto - Santos

Meia direita
Diego Souza - Grêmio
Ibson - Flamengo
Paulo Baier - Goiás

Meia -esquerda
Jorge Wagner - São Paulo
Thiago Neves - Fluminense
Valdívia - Palmeiras

Atacante 1
Acosta - Náutico
Dagoberto - São Paulo
Leandro Amaral - Vasco

Atacante 2
Aloísio - São Paulo
Dodô - Botafogo
Josiel - Paraná

Técnicos
Caio Júnior - Palmeiras
Joel Santana - Flamengo
Muricy Ramalho - São Paulo

Árbitros
Heber Roberto Lopes (PR)
Leonardo Gaciba  (RS)
Paulo Cesar Oliveira (SP)

Revelação
Breno - São Paulo
Felipe - Corinthians
Hernanes - São Paulo

Craque Brasileirão 2007
Acosta - Náutico
Rogério Ceni - São Paulo
Valdivia - Palmeiras

Craque da Torcida
Felipe - Corinthians
Rogério Ceni - São Paulo
Valdívia - Palmeiras

SELEÇÃO:

Felipe (1), Léo Moura, Breno (2), Miranda e Kléber; Hernanes, Richarlyson, Íbson (3) e Thiago Neves (4); Acosta e Dodô (5). Técnico: Muricy Ramalho.

(1) Escolhi o Felipe por ele ter sido mais exigido que o Rogério Ceni no campeonato e ter se mostrado muito seguro, mostrando todos os recursos técnicos que exigem a posição de goleiro e em pouco tempo de Corinthians já é considerado como "São" Felipe. Rogério também fez suas grandes defesas -- como sempre! -- e foi o líder da defesa menos vazada do pentacampeão, mas pelas defesas importantes e pelo contexto que há por trás do goleiro corintiano, justifico a escolha pelo Felipe.

(2) Breno, por ter jogado a maior parte do campeonato com apenas 17 anos e por ter mostrado maturidade invejável dentro de campo. Mas poderia ser qualquer um dos outros dois. Fábio Luciano foi o xerife na recuperação flamenguista e esse Thiago Silva é um zagueiraço e gostaria de tê-lo no elenco do SPFC.

(3) Não vejo por quais motivos escolherem o Diego Souza, que começou bem o Brasileirão, fez um primeiro turno razoável, mas depois decaiu muito, assim como todo o time do Grêmio. A briga fica entre o Paulo Baier, que foi o grande responsável por grande parte dos pontos conquistados até aqui pelo Goiás, e o Íbson, que assim que entrou no time do Flamengo fez sua equipe subir de produção e alcançar o G-4, vindo daí a sua escolha como "melhor meia-direita".

(4) Valdívia? Aquele que só cai? Não! O Jorge Wagner jogou muito bem, mas deveria brigar por uma vaga na "lateral-esquerda" (seria o meu lateral), pois o Thiago Neves jogou muita bola e deu show nesse Brasileirão, caindo de produção depois do imbróglio em torno da renovação de seu contrato com o Fluminense.

(5) Depois de um jogo entre Flamengo e Paraná no Rio de Janeiro, cheguei a cogitar a contratação do Josiel pelo SPFC. Mas as rodadas foram acontecendo e não sei onde ficou o futebol do até aqui artilheiro do Campeonato Brasileiro. Talvez tenha ficado com o Pintado, assim como o futebol de todos os outros atletas paranistas. O Dodô, mesmo com a história do dopping, jogou muita bola nesse ano de 2007 e fez seus belos gols no Brasileirão, merecendo ser o matador da seleção do campeonato. O Aloísio mais uma vez foi importante, mas nada que justifique sua presença numa seleção.

ÁRBITRO: Leonardo Gaciba (RS).

REVELAÇÃO: Breno.

CRAQUE DO CAMPEONATO: Rogério Ceni*.

*Alguns irão questionar: como pode o Rogério ser o craque da competição se nem na seleção dela ele está? Bem, é aí que entra o todo: defesas, liderança e os gols. Rogério Ceni não é apenas um goleiro, ele é muito mais que isso!

CRAQUE DA TORCIDA: Rogério Ceni, com toda a certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário